Azeite Puro, Batido
Por Pr. Washington Andrade
Introdução
Eu quero começar esta Palavra lendo com você Atos 13.52: “E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo”.
Este verbo “cheio” no original grego indica uma ação contínua num tempo passado, ou seja, os discípulos recebiam continuamente, dia após dia, um enchimento da alegria e do poder de Deus. O que nós precisamos aprender é que o enchimento da alegria e do Espírito Santo não é e nem pode ser uma experiência inicial que nunca mais vai se repetir.
Eu devo buscar me encher de Alegria e do Espírito Santo todo dia!
O contexto aqui era de muita oposição, de muita pressão, mas Paulo e Barnabé estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Eu acredito que uma das coisas que os mantinha assim era a intimidade que eles tinham com o Senhor. Sabe por quê? Intimidade produz convicção, ou seja, eu sei quem sou pra Deus e sei quem é Deus pra mim. Isso muda tudo!
Ser cheio de Alegria nos fala de:
- Aprender a me contentar com o que tenho (Filipenses 4.11). Essa busca desenfreada pelo ter me faz muito infeliz. Se eu não tenho o que eu quero ou o que todo mundo tem, então minha vida não é boa. Isso é uma estratégia do diabo para que você se entristeça e não se alegre com o que o Senhor tem te dado;
- Aprender a me contentar com o que sou (Romanos 8.16-17). Eu sou filho de Deus, herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo! Eu faço parte da família de Deus. Esta revelação é suficientemente poderosa pra me encher de alegria. Eu tenho parte no Reino de Deus!
E ser cheio do Espírito Santo, o que significa isso?
Mensagem – Êxodo 27.20
Na semana passada eu falei sobre este texto, mas passei a semana inteira meditando sobre a questão do azeite e é sobre ele que quero falar hoje.
Primeiro que pra nós ser cheio do Espírito Santo não é uma experiência que acontece só uma vez e depois quem sabe um dia. Pra nós ser cheio do Espírito Santo é uma busca constante, é um alvo, uma meta é UMA IDENTIDADE!
O texto nos fala que os filhos de Israel deveriam trazer AZEITE PURO DE OLIVEIRA, BATIDO. Não era qualquer azeite, não era o azeite usado no preparo dos alimentos, não era um azeite comprado em qualquer esquina. O que isto significa:
- Só Trás Quem Tem Para Trazer = Se você não quer que a lâmpada do Templo se apague você precisa trazer azeite puro, batido.
- Azeite Puro, Batido = O azeite batido é aquele da primeira extração, é o que sofre mais pressão. A única forma de este azeite ser extraído de você é quando você resiste às resistências. Por isso, que Tiago nos ensina que devemos ter grande alegria quando passamos por várias tribulações. Elas vão produzir em nós azeite puro, batido!
- Você Trás o Azeite e o Sacerdote Mantém Aceso = Você deve trabalhar em parceria com seu pastor. Uma vez que o sacerdote acendeu o candeeiro, agora você trás o azeite pra não apagar mais, ou seja, recebeu o fogo agora não para mais de produzir o azeite, a unção.
Qual o Resultado Disso?
No A.T. um homem deixava de ser o que era e se tornava aquilo para que estivesse sendo ungido: rei, sacerdote ou profeta. Dessa forma, era a unção que determinava sua identidade. É necessária uma identidade para você se tornar um vencedor!
Essa identidade implica em uma mudança interior, você passa a se ver nesta nova posição e a fazer coisas que jamais fazia antes.
- A UNÇÃO DETERMINA SUA IDENTIDADE
- I Sm. 10.5-7 = Saul não ganhou uma nova natureza. Ele ganhou uma nova identidade.
- Antes, Davi era um pastor de ovelhas, mas, depois da unção, passou a agir como rei ao enfrentar Golias. Ele ganhou uma nova identidade.
- Mt. 4.1-10 = Qual seria a verdadeira tentação do diabo? Transformar pedras em pães? Claro que não! O diabo lhe disse: “Se és filho de Deus então prova”.
Esta é a mesma tentação que sofremos hoje. Somos tentados pelo diabo, a constantemente provar que somo filhos de Deus. A maior dificuldade é destruir os laços que nos prendem ao passado.
Esqueça quem você era antes, agora você é um UNGIDO DE DEUS. O que importa se alguém chamar você disso ou daquilo. Essa não é sua identidade.
A DIFERENÇA ENTRE A OBSCURIDADE E A SIGNIFICÂNCIA É O GIGANTE QUE VOCÊ TEM QUE VENCER. A GLÓRIA DE DAVI FOI GOLIAS.
- A UNÇÃO DETERMINA A HABILIDADE
- Is. 61.1-3 e At. 10.38 = Cristo significa ungido. O Senhor Jesus só fez os milagres que fez após ter sido cheio do Espírito Santo, após ter sido ungido.
Talvez, você diga que não consegue evangelizar, que não consegue orar pelos enfermos, que não tem compaixão pelos problemas alheios, que não tem capacidade para liderar uma célula, mas eu quero te lembrar do que disse o Ungido em Lucas 11.11-13. É uma questão de pedir.
- A UNÇÃO DETERMINA A POSIÇÃO
- Nm. 27.18 = Quando seus líderes impõem as mãos sobre você, eles estão transferindo unção e a unção te levará a uma POSIÇÃO DE AUTORIDADE (exemplo do guarda de trânsito).
Conclusão
O diabo sabe quem tem unção. O diabo teme quem tem unção.
Quantos aqui entendem que tem uma nova identidade em Cristo? E quantos entendem que precisam de UNÇÃO? A unção trás em si um elemento de separação, as coisas e pessoas no antigo testamento era separadas para Deus por meio da unção.
A unção é um selo de Deus sobre você indicando que além de filho, agora você tem poder para destruir as obras do diabo:
- na sua própria vida, na sua família,
- no seu trabalho, nas suas finanças,
- no seu casamento, na vida dos seus filhos,
- na vida dos seus pais, no seu bairro, na sua cidade, na sua nação, na sua célula, na sua igreja, nos seus relacionamentos, enfim onde você estiver. VOCÊ PODERÁ DIZER: EU SOU UNGIDO DE DEUS!
SE VOCÊ QUER SE REVESTIR DE UMA NOVA UNÇÃO ESTA É SUA NOITE: EU VOU IMPOR AS MÃOS SOBRE VOCÊ E TRANSFERIR UNÇÃO.
No amor de Cristo